Nunes Marques chama Constituição de “carta Magda”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Brasil/Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, chamou a Constituição Brasileira de “Carta Magda”. A fala aconteceu durante julgamento da suspeição de Sergio Moro, realizado nesta terça-feira (23/03).

O ministro trocou a palavra “Magna” por “Magda” em seu discurso.

 

Criada em 1988, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas.

Antes da Constituição, o Ministério Público estava subordinado ao poder judiciário. O documento permitiu ao órgão a autonomia e independência sem subordinação à estrutura dos Poderes do Estado.

Por isso, atualmente, essa distinção tem sido considerada fundamental para o avanço no combate à corrupção no Brasil nos dias atuais.

De acordo com alguns juristas, as ações de combate à corrupção, como a Operação Lava Jato, só foram possíveis graças às novas atribuições conferidas pela carta magna de 1988.

A Segunda Turma do STF retomou na tarde desta terça-feira (23/3) o julgamento sobre a suposta parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro ao condenar Lula na ação do triplex do Guarujá.

O caso foi incluído na pauta da Segunda Turma após o ministro Kassio Nunes Marques devolver a vista e liberar o processo para julgamento.

Estado de Minas