Padilha denuncia falta de insumos para intubação ao TCU

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ivan Pacheco / Veja

O ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar o cancelamento de compras de medicamentos do “kit entubação” pelo Ministério da Saúde. O pedido foi encaminhado ao ministro Benjamin Zymler, responsável por temas ligados à gastos e omissões relativos à pandemia da Covid-19 analisados na corte.

A base do pedido é uma reportagem publicada pelo site “G1”. A matéria mostra que a pasta da Saúde cancelou, em agosto de 2020, uma compra internacional de medicamentos do chamado “kit entubação”, mesmo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) alertando sobre o risco de desabastecimento desses medicamentos no Brasil. Com o agravamento da pandemia no país, as reservas de boa parte dos remédios usados na intubação pacientes graves está no fim.

Na peça, Padilha diz que é “inadmissível tamanha irresponsabilidade sanitária e de gestão por parte do Ministério da Saúde” e pede a abertura de procedimento pelo TCU para que a pasta dê explicações a respeito desse fato, responsabilizando os gestores públicos envolvidos.

O Globo