PF está “incomodada” por ser aparelhada por Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Delegados da Polícia Federal têm mostrado preocupação com a possibilidade de colar, sobre a corporação, a imagem de que esteja atuando com viés político, ou seja, como instrumento do governo Bolsonaro. Movimentos recentes envolvendo a PF incomodaram vários dirigentes, como o encaminhamento, à Superintendência do órgão no Distrito Federal, de cinco manifestantes que protestavam pacificamente contra o presidente.

O pequeno grupo que estendeu um cartaz com a frase “Bolsonaro Genocida” foi detido pela Polícia Militar, que viu no ato a possibilidade de infração à Lei de Segurança Nacional. Eles foram levados, porém, à delegacia da PF, já que só o órgão é que pode investigar esse tipo crime. Ocorre que o delegado não viu a possibilidade de enquadrar os manifestantes na LSN e os liberou.

Outro caso que gerou incômodo entre os policiais federais foi o pedido de abertura de um inquérito pelo ministro da Justiça, André Mendonça, para investigar um sociólogo e um empresário por dois outdoors que estampavam a mensagem de que o presidente “não vale um pequi roído”.

Um terceiro episódio que também despertou críticas entre os investigadores foi a abertura de uma investigação do candidato do PDT à presidência em 2018, Ciro Gomes, por criticar Bolsonaro. A ordem da investigação foi dada pelo próprio presidente e chancelada por Mendonça.

– A Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF) está incomodada com essa visão de que a PF estaria atuando politicamente, porque não queremos estar no meio de briga político-partidária. Não queremos que a PF seja instrumentalizada, seja pelo governo ou pela oposição ou qualquer outra instituição. Nosso trabalho é técnico e nossa vocação é o combate à corrupção, ao crime organizado e às facções criminosas – disse à coluna o delegado e presidente da entidade, Edvandir Paiva.

Outros delegados ouvidos sob condição de anonimato afirmaram que esse tipo de ação envolvendo a PF é “negativa”, pois passa a imagem de que o órgão não é independente e que segue por diretrizes de Bolsonaro, “o que não procede”.

Como a coluna informou, ontem a bancada do Psol na Câmara enviou uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo q investigação do ministro da Justiça, André Mendonça, pelo uso indevido da Polícia Federal para atacar adversários políticos do governo. O Psol aponta a ocorrência de crime de responsabilidade, improbidade administrativa e crimes comuns.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.