Planos de saúde suspendem cirurgias programadas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Três grandes operadoras de planos de saúde estão suspendendo autorizações de cirurgias eletivas alegando falta de condições por causa do recrudescimento da Covid-19.

A Amil, Prevent Senior e a NotreDame/Intermédica já enviaram comunicados oficiais aos hospitais. Estão suspensas, portanto, autorizações para novas internações.

No comunicado da Amil, de ontem, a operadora americana informa que “a autorização para os procedimentos e cirurgias eletivas não urgentes estão suspensos por 15 dias, podendo ser prorrogados por mais 15 dias em sua rede própria e credenciada”. A justificativa é o “agravamento da pandemia”, que causou “indisponibilidade crescente de leitos, instabilidade de fornecimento de insumos e na escassez de profissionais especializados”.

A NotreDame/Intermédica, que lançou seu comunicado no início da semana, não informa por quantos dias as internações e cirurgias estão suspensas.

A SulAmérica, no dia 20, enviou um comunicado mais brando aos hospitais. Pediu que os médicos verificassem “se podem evitar ou adiar a realização de procedimentos eletivos”, mas não determinou a suspensão das cirurgias.

Diversos hospitais são contra a decisão. Avaliam que é uma “intervenção indevida no trabalho médico”, pois “sequer sabem se determinado hospital tem ou não vaga, é um absurdo”, afirma o dono de um grande hospital de São Paulo.

O Globo