Queiroga diz que Bolsonaro pediu “debate com médicos”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Anunciado ontem como novo ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga afirmou à GloboNews que o presidente Jair Bolsonaro determinou “amplo debate” com a comunidade médica para haver “resultado melhor diante da pandemia”.

Marcelo Queiroga é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e assume o cargo de ministro no lugar de Eduardo Pazuello, general do Exército à frente da pasta desde maio de 2020. O médico é o quarto ministro da Saúde no governo Bolsonaro, sucedendo Pazuello, Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta. Teich e Mandetta deixaram o governo após divergências com Bolsonaro sobre formas de lidar com a pandemia.

“O presidente determinou que se fizesse um amplo debate com a comunidade médica para que a gente harmonize mais as relações e tenhamos um resultado melhor diante da pandemia”, declarou Queiroga nesta segunda-feira à TV.

À GloboNews, Queiroga também disse que se reunirá nesta terça-feira pela manhã com Pazuello, no ministério.

Segundo Bolsonaro, a nomeação de Marcelo Queiroga seria publicada na edição desta terça do Diário Oficial da União (DOU) — mas isso não ocorreu na edição ordinária e pode vir ainda em edição extra da publicação — e haverá uma transição de “uma ou duas semanas” entre o novo ministro e o antecessor.

Queiroga disse, na entrevista à GloboNews, que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido uma “grande ferramenta” no enfrentamento da pandemia. Ele declarou ainda que o objetivo para 2021 é garantir cobertura vacinal “mais ampla o possível”.

Segundo ele, a troca no comando da pasta é “apenas uma mudança no ministério para que as políticas que o presidente quer colocar em prática aconteçam com maior concretude”, completou.

Valor Econômico