Barroso citou criação de CPIs pelo STF contra PT e PSDB

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carlos Moura / STF

O ministro Luís Roberto Barroso citou três decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal ao determinar a instalação da CPI da Pandemia no Senado.

A mais antiga é de 2005, quando a Corte ordenou a abertura da CPI dos Bingos. A decisão contrariou o governo Lula, que tentava se blindar de novas investigações durante o escândalo do mensalão.

Na época, partidos da bancada governista se recusavam a indicar os intregrantes da CPI. O Supremo considerou que a manobra era ilegal, e a comissão foi instalada. O caso foi relatado pelo ministro Celso de Mello.

Em 2006, o Supremo atendeu a uma ação do PT contra uma manobra do PSDB para impedir a abertura de CPIs na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O tribunal reforçou que a abertura das comissões é um direito das minorias. Quando o pedido reunir o número mínimo de assinaturas, a CPI deve ser instalada. O relator do caso, que desagradou os tucanos, foi o ministro Eros Grau.

Em 2007, o Supremo voltou a determinar a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o governo Lula: a CPI do Apagão Aéreo.

A decisão foi confirmada por unanimidade no plenário da Corte. “O Poder Judiciário tem jurisdição para resolver questões políticas sempre que houver abuso legislativo”, afirmou o relator Celso de Mello.

Apesar dos precedentes contra governos do PT e do PSDB, o presidente Jair Bolsonaro acusou o ministro Luís Roberto Barroso de fazer “politicalha” ao ordenar a abertura da CPI da Pandemia no Senado.

Bolsonaro encorajou senadores governistas a tentarem abrir um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.