Bolsonarista presidirá CPI, mas relator é de oposição

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

Por acordo, o senador independente Omar Aziz (PSD-AM) foi escolhido presidente da CPI da Pandemia. O oposicionista Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator. A informação é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito, que assumirá a vice-presidência do colegiado. Com a escolha de Randolfe e Renan, dois adversários do governo Bolsonaro ocuparão postos de comando.

A costura foi feita na manhã desta sexta-feira pela maioria dos integrantes da CPI e deve ser confirmada em reunião que ocorrerá entre os membros ainda hoje, às 15 horas. O intuito é garantir nomes consensuais e evitar disputas. A eleição, no entanto, só ocorrerá na sessão de instalação do colegiado, ainda sem data para ocorrer.

Procurado pelo GLOBO, o senador Omar Aziz disse que ainda conversa com os colegas sobre o tema e que não há uma decisão oficial. Aliados do parlamentar confirmam que ele já possui apoio suficiente para se eleger. Aziz também tem respaldo do governo, que, diante da iminente indicação de Renan Calheiros para a relatoria, fez um esforço para evitar outro senador de oposição na presidência.

Oposicionistas, por sua vez, tinham receio de que Aziz pudesse assumir uma posição mais alinhada ao governo na CPI e resistiam ao seu nome. No passado, ele já indicou proximidade com o Planalto, mas criticou a gestão federal durante a pandemia da Covid-19.

A ala da oposição e dos independentes tentou emplacar Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Otto Alencar (PSD-BA) ao posto, mas os dois recusaram. A ideia, então, foi garantir que o senador do PSD iria indicar o nome de Renan para a relatoria, caso fosse efetivamente eleito.

Governistas tentaram convencer Aziz a não escolher Renan como relator. Ele chegou a procurar Eduardo Braga para sugerir que ele ocupasse a vaga, mas o senador amazonense não quis entrar em disputa com seu correligionário.

Na noite de anteontem, um dia após a criação do colegiado, metade dos indicados para a comissão se reuniu para tratar da presidência e da relatoria. Estiveram presentes Renan Calheiros, Eduardo Braga (MDB-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). No encontro,concluíram que Renan teria os votos necessários para assumir a relatoria, apesar da resistência de governistas, que são minoria.

Apesar disso, o grupo majoritário, formado por oposicionistas e independentes, enfrentava um impasse para fechar um acordo sobre o presidente da CPI. O nome, avaliavam, precisava ser de consenso, o que ainda não era o caso de Aziz.

— Estamos conversando para que no dia da sessão para eleição de presidente e relator nós possamos mostrar o equilíbrio do Senado para que a gente possa trazer uma luz no fim do túnel para a população. Porque, se a gente chegar lá e um grupo é pró fulano, um grupo é pró sicrano, isso aí não vai dar certo — disse Aziz ao GLOBO, na quinta-feira, ao comentar a possível indicação.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.