Bolsonaro pode se filiar ao partido de Levy Fidelix

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/Presidência

O presidente Jair Bolsonaro irá receber no Palácio da Alvorada no final da tarde desta terça-feira representantes do PRTB, partido do vice Hamilton Mourão, para discutir uma possível filiação. A reunião foi confirmada ao GLOBO por interlocutores do partido. Bolsonaro, que está sem legenda desde 2019, afirmou que pretende definir seu futuro partidário até o fim deste mês.

O criador e presidente do PRTB, Levy Fidelix, morreu na última sexta-feira após passar 53 dias hospitalizado. A causa da morte não foi informada. Bolsonaro expressou pêsames para a família e pediu que “as boas lembranças de Levy Fidelix permaneçam presente entre nós”.

Segundo interlocutores do partido, o presidente receberá a viúva do político, Aldinéa Fidelix, vice-presidente. Também estarão presentes no encontro os filhos Levy Fidelix Filho, o Levizinho, Lívia Fidelix e Karina Sinni. Com isso, o PRTB entra na lista de legendas que estão sendo cotadas para receber Bolsonaro e aliados.

Após a morte do patriarca, a família chegou a Brasília para resolver questões do partido e recebeu o convite de Bolsonaro, que procura uma legenda para disputar a reeleição em 2022. A interlocutores, familiares dizem que veem no gesto do presidente uma deferência a Fidelix, que, na última hora, abriu mão da candidatura em 2018, para abrigar Mourão como vice na chapa de Bolsonaro. Eles, no entanto, não descartam uma negociação.

Na segunda-feira, Mourão disse em entrevista ao “Valor Econômico” que “a princípio” deve continuar no PRTB, mas que vai esperar para ver como será a reestruturação da legenda após a morte de Fidelix. Ele admitiu que Bolsonaro deve procurar outro vice e disse que pode ser candidato ao Senado.

Após conversas sobre uma possível volta ao PSL não avançarem, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) afirmou ao GLOBO na semana passada que “a tendência” é que seu pai filie a um “partido menor”. Flávio citou como opções o Patriota, o DC (antigo PSDC) e até mesmo Partido da Mulher Brasileira (PMB), que no último sábado mudou de nome para Brasil 35.

Com o fracasso do Aliança pelo Brasil, partido que seria fundado por bolsonaristas, o presidente também conversou com PTB e Patriota, cujos dirigentes consideram remotas a chance da filiação do chefe do Executivo. Bolsonaro deixa claro que quer ter o controle da futura sigla.

A atual executiva do PRTB tem mandato até 2024. O partido foi fundado por Fidelix nos anos 90, que a tornou uma legenda familiar. Fidelix concorreu duas vezes à Presidência da República, três vezes a deputado federal, duas vezes ao cargo de governador e outras três vezes a prefeito de São Paulo. Ele nunca se elegeu. Na última disputa eleitoral, Fidelix concorreu a prefeitura de São Paulo em 2020. Terminou a disputa no 11º lugar, com 11.960 dos votos (0,22% do total).

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.