Brasil deve ficar sem insumos para intubação em poucos dias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

O governo de São Paulo afirmou, nesta quarta-feira, ter encaminhado ao Ministério da Saúde nove ofícios pedindo auxílio para compras do chamado kit intubação, que reúne medicamentos específicos para anestesiar e sedar pacientes com Covid-19 antes do suporte respiratório. De acordo com o secretário de Saúde, Jean Gorinchtey, os requerimentos foram enviados “reiteradamente” à pasta federal nos últimos 40 dias, mas não houve retorno. O último foi enviado nesta terça-feira (13).

— Em 40 dias, a Secretaria de Saúde mandou nove ofícios para o Ministério da Saúde. Nós precisamos do governo federal para a aquisição centralizada dos kits intubação. São dois grupos de medicações que realmente causam disputas para todos os entes federais e também municipais, de neuromusculares e anestésicos.

Gorinchtey explicou que nas últimas semanas o governo estadual tem auxiliado os municípios a repor estoques dos remédios, o que “causou impacto” nas reservas.

— Não podemos deixar os municípios desamparados, mas eles também, assim como a Secretaria de estado, estão tendo problemas para a aquisição junto aos distribuidores e fabricantes. Nós temos medicações na rede estadual que confortam para alguns dias.

De acordo com o secretário, para evitar um colapso no atendimento aos pacientes com Covid-19 devido à falta dos medicamentos, estão sendo utilizados outros remédios não rotineiros para sedação e entubação.

— Criamos, através de chancelas dadas pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, alternativas para essas medicações. Se não existe um determinado produto, pode ser utilizado outro com a mesma eficácia e o mesmo fundamento clínico — explicou Gorinchtey.

A declaração dos integrantes do governo paulista sobre a escassez do kit entubação foi dada na manhã desta quarta-feira, durante a liberação de mais 1 milhão de doses da CoronaVac. Essa foi a 23ª entrega do ano. Até o momento, foram disponibilizadas 40,7 milhões de doses ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). Faltam 6 milhões a serem entregues até 30 de abril para que o governo de São Paulo cumpra o primeiro contrato assinado com o Ministério da Saúde.

Segundo o Butantan, em março foram disponibilizadas 22,7 milhões de doses. Em fevereiro, 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades. Na sequência, o governo de SP deve entregar outras 56 milhões de doses até agosto.

Nesta semana, ao menos cinco capitais relataram ao Ministério da Saúde ter recebido menos doses do que o previsto em cada frasco da CoronaVac. Com isso, o Butantan informou que vai atualizar a bula do imunizante para informar o jeito correto de aplicar o imunizante para evitar desperdício.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.