Católicos abrem mão de se aglomerar em cultos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: CARLA CARNIEL / REUTERS

Após a liberação de atividades religiosas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes, igrejas celebraram neste domingo a Páscoa pelo país de forma virtual ou com número reduzido de fiéis, como forma de evitar o aumento da transmissão da Covid-19. A liberação para cultos ocorreu em meio ao alto número de casos e mortes em decorrência da doença no Brasil.

A tradicional missa de Páscoa na Basílica de Aparecida, por exemplo, reuniu 154 pessoas pela manhã. Os fiéis assistiram à missa das 8h, sentados com distanciamento nos bancos e com máscara. Na capital paulista, a missa na Catedral da Sé, conduzida pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, foi transmitida ao vivo nas redes sociais. A igreja ficou vazia como forma de prevenção à Covid-19.

Em Belo Horizonte, a celebração também foi feita de forma online, seguindo as orientações do prefeito da capital, Alexandre Kalil (PSD). Por volta das 8h deste domingo, os fiéis acompanharam um culto transmitido da Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. Ao GLOBO, funcionários da Basílica informaram que todas as celebrações locais de Páscoa estão sendo realizadas virtualmente. Em Mateus do Leme, na região metropolitana, a missa de Páscoa na igreja de Santo Antônio também foi transmitida pelas redes sociais.

Em Curitiba, o padre Reginaldo Manzotti chegou a realizar uma missa em drive-thru fora da igreja do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Todos acompanharam a celebração de dentro do carro.

Em Manaus, a Arquidiocese celebrou a Páscoa com três missas. A Catedral Metropolitana contou com um público reduzido de fiéis para evitar aglomerações. Na Catedral do Rio, a missa também respeitou os protocolos de segurança, como limitação de público a 30% da capacidade, aferição de temperatura na entrada, higienização das mãos com álcool, exigência do uso de máscaras e distanciamento social. A Arquidiocese trocou ainda o tradicional almoço para moradores em situação de rua realizado nas próprias dependências da catedral, pela distribuição das quentinhas por vários pontos do Centro do Rio, com o objetivo era evitar aglomeração mas, mesmo assim, uma longa fila se formou na entrada da Catedral, sendo que nem todos estavam obedecendo ao distanciamento.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.