Consórcio internacional enviará 8 milhões de doses de vacinas ao Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Em reunião nesta sexta-feira (16) entre o Fórum dos Governadores e secretária-adjunta-geral da ONU, Amina Mohammed, um representante da Organização Mundial de Saúde afirmou que o Brasil deverá receber 4 milhões de doses de vacinas até o final de abril e mais 4 milhões até o final de maio.

Vinte e três governadores (ou algum representante) participaram do encontro, no qual solicitaram urgência no fornecimento de doses de vacina para o Brasil, reconhecido internacionalmente como um epicentro da Covid-19.

A afirmação sobre as remessas de doses do consórcio Covax Facility foi feita por Bruce Aylward, diretor executivo do departamento de emergências em saúde pública da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até o momento, o Brasil recebeu 1 milhão de doses do imunizante Astrazeneca do consórcio internacional.

Na reunião, os governadores também colocaram o debate sobre a possibilidade de quebra de patente de IFA (insumo farmacêutico ativo), que permitira que Butantan e Fiocruz produzissem vacinas com mais autonomia. Segundo relatos, a sugestão foi bem recebida por Aylward, que prometeu levá-la adiante.

No encontro, o representante da OMS elogiou a atuação do Butantan no cenário da pandemia.

Aylward disse, segundo relatos de participantes, que como a vacina contra o coronavírus provavelmente será anual, em um futuro próximo a atuação do instituto como fabricante de vacinas poderá contribuir para o combate da doença na América Latina e no mundo.

Folha de SP