Especialistas dizem que processos de Lula terão que recomeçar do zero

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabrice

A decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular as condenações de Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Lava Jato deve reiniciar por completo as investigações contra o ex-presidente. Essa é avaliação do advogado criminalista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Celso Vilardi.

Em entrevista à CNN, ele explicou também que a decisão anterior do Supremo que julgou a incompetência do ex-juiz Sergio Moro na Lava Jato anula os atos de investigação contra Lula, incluindo buscas e apreensões realizadas no caso triplex. “Acho que tudo começa do zero. Eu diria até que tudo começa do zero absoluto quando se trata do caso do triplex”, afirmou Vilardi. “Se for possível continuar [com o processo], será possível começar do zero absoluto. Não é nem do momento do recebimento da ação porque tem diligências que foram anuladas.”

O advogado, entretanto, destacou que os maiores obstáculos do processo contra o ex-presidente Lula são os prazos de prescrição das acusações. “Nós vamos retornar ao momento de início da investigação. A decisão de ontem (15) do Supremo, na verdade, traria o caso para o início do processo, ou seja, o juiz teria que reavaliar a denúncia.”

“A própria investigação tem que começar. Como o ex-presidente tem mais de 70 anos, os prazos prescricionais são contados pela metade. É um processo que, se for possível de ser recomeçado, deverá durar anos, estará no limite da prescrição e, de qualquer maneira, em relação ao jogo eleitoral, o ex-presidente está definitivamente dentro do jogo de 2022”, apontou Vilardi.

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.