Ex-ministro do STF chama Bolsonaro de “insensato e despreparado”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rosinei Coutinho – 17.out.2019 / SCO – STF

Em texto enviado por Whatsapp, o ex-ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), classifica de “gesto insensato” e de “repulsivo e horrendo ‘grito necrófilo'” a recusa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de decretar um lockdown nacional por conta da pandemia da Covid-19.

Para o ex-ministro, o gesto do presidente é “próprio de quem não possui o atributo virtuoso do ‘statesmanship'” (estadista) e se caracteriza, “em face de seu inqualificável despreparo político e pessoal”, “pela nota constrangedora e negativa reveladora daquela ‘obtusidade córnea’ de que falava Eça de Queirós”.

Ao elogiar os resultados das medidas de restrição adotadas em Araraquara (SP), Mello afirma que Bolsonaro “tornou-se, com justa razão, o Sumo Sacerdote que desconhece tanto o valor e a primazia da vida quanto o seu dever ético de celebrá-la incondicionalmente!!!”.

Aposentado desde outubro do ano passado, Mello afirma que o presidente julga ser “um monarca absolutista ou um contraditório ‘monarca presidencial'”.

O ex-ministro afirma que a atitude do presidente faz lembrar “o conflito entre Miguel de Unamuno, Reitor da Universidade de Salamanca no início da Guerra Civil espanhola, em 1936, e o General Millán Astray, falangista e seguidor do autocrata Francisco Franco, ‘Caudilho de Espanha’”.

Para Mello, as medidas tomadas em Araraquara são exemplo para o Brasil e seguiram recomendações da Organização Mundial da Saúde e de outros países, “governados por políticos responsáveis que repudiam as insensatas (e destrutivas) teses negacionistas!”.

O texto foi enviado para amigos, entre eles, ministros do STF.

O Palácio do Planalto informou que não irá se manifestar sobre o texto de Mello.

CNN Brasil

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.