Ganhadores do Prêmio Nobel criticam Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ansa

Doutoranda na Universidade Paris 8, com especialidade em migrações, a pesquisadora Glenda Andrade tomou a iniciativa de redigir uma carta aberta de solidariedade aos colegas acadêmicos e cientistas e ao povo brasileiro, diante da crise sanitária causada pela Covid-19 e agravada pela má gestão do governo federal. A carta reuniu mais de 200 assinaturas de pesquisadores de todo o mundo, incluindo as de três laureados pelo Prêmio Nobel.

“Se o coronavírus afeta todos os países do globo, a amplitude da catástrofe sanitária que acomete o país não pode ser dissociada da gestão desastrosa do presidente Jair Bolsonaro. O presidente deve ser responsabilizado pela condução da crise sanitária no Brasil, que não somente fez explodir o número de mortes mas acentuou as desigualdades no país”, diz um trecho da carta.

Glenda conta que a ideia de escrever esta carta – redigida por ela – se deu numa conversa entre pesquisadoras. “Tudo começou em uma conversa com colegas aqui na França e no Brasil. Entre essas colegas estava a Helena Hirata, que é diretora emérita do CNRS [Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França], a Liliana Segnini, da Unicamp, e a Graça Druck, da Universidade Federal da Bahia. Nesta conversa, elas mencionaram duas ações distintas. Uma, intitulada Luto pela Vida, em que diversas universidades lançaram uma ação conjunta para lutar pela vida e pela vacina no Brasil, e outra chamada Juízes para a Democracia, que encaminhou, no final de março, uma carta aberta à comunidade internacional, onde eles suplicam por socorro e pedem apoio internacional para salvar a vida dos brasileiros”.

Redação com Uol

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.