Governistas querem convocar Doria na CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

O vice-líder do governo no Senado, Marcos Rogério (DEM-RO), quer convocar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), adversário político do presidente Jair Bolsonaro, para prestar esclarecimentos na CPI da Covid. Marcos Rogério também possui solicitação para ouvir o médico infectologista David Uip, coordenador do comitê de Saúde de São Paulo.

Os requerimentos devem ser apresentados formalmente nesta quarta-feira, um dia após a instalação do colegiado. Eles precisam ser aprovados pela maioria dos integrantes para ter validade. Aliados do governo são minoria na comissão, com quatro dos 11 membros.

Em alinhamento com a estratégia do Planalto de focar a atuação nos estados e municípios, Marcos Rogério incluiu pedidos de oitivas com outros três governadores: Wilson Lima, do Amazonas; Rui Costa, da Bahia; e Helder Barbalho, do Pará. O último é filho do senador Jader Barbalho (MDB-PA), suplente na CPI, cuja participação é alvo de ação dos governistas no Supremo Tribunal Federal (STF) justamente pelo grau de parentesco entre os dois.

Além de Helder, o vice-líder do governo possui na lista de possíveis convocados o ex-secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame. Beltrame deixou o cargo no ano passado após investigação da Polícia Federal por supostas fraudes na compra de respiradores pulmonares pelo governo do Pará para ajudar no combate ao novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro tem criticado a gestão de Doria, a quem já chamou de ‘bosta’ durante reunião ministerial em abril do ano passado. Há cerca de duas semanas, o presidente se referiu ao governador de São Paulo como “patife” e voltou a criticar as medidas restritivas impostas por ele no Estado.

Para tentar respaldar ações do presidente Jair Bolsonaro na pandemia, governistas também apresentaram uma série de requerimentos ontem à CPI da Covid para ouvir especialistas que defendem o uso do tratamento precoce e medicamentos sem eficácia comprovada contra o novo coronavírus. Os nomes fazem parte de uma lista para as convocações elaborada pelo Palácio do Planalto.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.