Jornal francês acusa Lava Jato de obedecer aos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Estadão

O jornal francês Le Monde publicou hoje uma longa reportagem, em que afirma que houve influência do governo dos Estados Unidos na criação da Operação Lava Jato, com conexão com ex-juiz Sergio Moro, um dos responsáveis por julgar os processos. No texto, o jornal diz que a força-tarefa serviu a “vários interesses, mas não à democracia”.

Para sustentar a teoria, o jornal volta ao período da gestão de George W. Bush, que governou os Estados Unidos entre janeiro de 2001 e janeiro de 2009. Segundo o Le Monde, a administração do então presidente norte-americano buscou “aumentar a ação antiterrorista de Brasília” e tentou criar uma “uma rede de especialistas locais, capazes de defender as posições americanas ‘sem parecerem joguetes’ de Washington”. O termo, segundo o jornal, foi utilizado pelo “embaixador Clifford Sobel em um telegrama diplomático americano”.

Na sequência, o texto diz que Moro “estava colaborando ativamente com as autoridades dos Estados Unidos no caso Banestado”. E que, então, foi “abordado para participar do Programa de Visitantes Internacionais do Departamento de Estado”. “Ele aceita. Uma viagem foi organizada para os Estados Unidos em 2007, durante a qual ele fez uma série de contatos dentro do FBI, do DoJ [Departamento de Justiça] e do Departamento de Estado.

Redação com Uol

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.