OMS diz que situação do Brasil é crítica

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: OMS/Reprodução

Em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (1°/4), a chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, demonstrou preocupação com relação à variante P.1 do coronavírus, que está se disseminando pelo Brasil. Segundo ela, o país vive uma situação crítica, o que pode acabar sobrecarregando ainda mais o sistema de saúde nacional.

De acordo com Kerkhove, os desafios são muitos em termos de aumento da transmissibilidade com a variante P.1. “Se você aumenta a transmissão, ou os vírus são mais transmissíveis, você terá mais casos que podem sobrecarregar todo o sistema, que já está saturado”, frisou a epidemiologista.

A variante brasileira do coronavírus identificada no Amazonas pode provocar uma carga viral – quantidade de vírus no corpo – 10 vezes maior quando comparada a outras versões do vírus, segundo estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em janeiro, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou o primeiro caso de reinfecção pela cepa no estado.

“Nós fomos informados de que essa variante P.1 é dominante em pelo menos 13 estados até o momento, e nós vimos que houve um aumento de hospitalizações e internações na UTI em todos os grupos etários, inclusive nos mais novos”, afirmou Maria van Kerkhove.

Além do alerta sobre a mutação brasileira, Kerkhove reforçou a importância das medidas de contenção do vírus, como distanciamento social, higienização constante das mãos e vacinação.

Em relação às vacinas, Mariângela Simão, diretora adjunta para acesso a medicamentos da OMS, afirmou que a produção local, feita pelo Instituto Butantan (SP) e pela Fiocruz (RJ), é indispensável para conter o coronavírus e suas mutações. “Apesar de o Brasil estar recebendo vacinas por meio da Covax Facility, o país pode criar suas próprias vacinas, produzidas pelo Butantan e Fiocruz, e isso é essencial considerando a pressão que foi colocada sobre o fornecimento de vacinas”, justificou.

Metrópoles  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.