Suspeição torna Moro igual ao porteiro do Tribunal

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: GettyImages

A decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal em manter o entendimento da Segunda Turma sobre a parcialidade de Sergio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva invalida as ações do ex-juiz no caso triplex, explica o professor de direito penal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Davi Tangerino.

“O efeito de se considerar um juiz suspeito é como se ele não fosse juiz. Para fazer uma analogia, é como se as decisões tivessem sido tomadas pelo porteiro do fórum. Portanto, elas não podem gerar nenhum efeito jurídico”, disse o advogado, em entrevista à CNN nesta sexta-feira (23).

“Quando se diz que não se aproveita nada, quer dizer nada produzido por decisão judicial [de Moro]. Então, os elementos de inquérito que foram produzidos sem a participação do juiz continuam existindo porque não foram produzidos ou tiveram participação dele, mas foram colhidos pela atividade rotineira da polícia e do Ministério Público Federal”, detalhou.

Tangerino esclareceu que o julgamento de suspeição difere sobre a incompetência de Moro, e a decisão do Supremo é o ponto final no caso. “A decisão de incompetência permitiria a um novo juiz aproveitar alguma decisão. Moro nunca pôde recorrer de nenhuma decisão, ele não é parte, pois está sendo tido como objeto de referência para análise da parcialidade.”

“Vale lembrar que o tribunal faz controle de nulidade, então, a conclusão de suspeição acontece sem a participação direta de Moro. De toda forma, tomada essa decisão, não cabe recurso de ninguém e ponto. Efetivamente decidido no plenário do STF, chega ao fim desse debate”, afirmou o advogado.

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.