Transporte público de SP tem aglomeração na volta ao trabalho

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: PAULO MARQUES/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A profissional de RH, Gabriela Alves Monteiro, pega um ônibus, um trem e um metrô todos os dias a caminho do trabalho. Para ela, foi perceptível o aumento de passageiros nesta segunda-feira. “Quando eu venho trabalhar normalmente, quando está tudo fechado, tem lugar para sentar. Mesmo assim ainda é lotado. Hoje, em questão, estava bem cheio. De ficar em pé e esbarrar em outras pessoas.” No primeiro dia útil da nova fase da quarentena, o movimento foi intenso na estação da Luz da CPTM, na região central da cidade.”

Na estação Barra Funda não foi diferente. O cuidador Raimundo Costa passa todos os dias por lá e achou que o que já era cheio só piorou. “Hoje eu senti realmente a reabertura do comércio. A situação já estava bem difícil, agora está mais complicado ainda. Infelizmente.” Desde domingo, 18, o governo de São Paulo autorizou a abertura de atividades religiosas, shopping e lojas de rua. Nesta fase de transição, a taxa de ocupação permitida nos estabelecimentos comerciais é de 25% com horário reduzido. A nova etapa está programada para ficar em vigor até a próxima sexta-feira, 23.

A partir de sábado, 24, o fluxo de passageiros no transporte deve aumentar já que a abertura vai se estender para o setor de serviços. Pesquisadores da Rede de Pesquisas Solidária avaliam que as idas e vindas nas medidas de restrição não são eficazes para conter a propagação da Covid-19. A coordenadora cientifica do estudo, Lorena Barberia, afirma que a fase emergencial de 29 dias não foi suficiente para conter a doença. “A OMS orienta: precisamos aguardar flexibilização até ver que as tendências são robustas e persistentes de queda. Antes disso é muito perigoso a gente flexibilizar.”

Ainda segundo a pesquisa, a falta de um programa de testagem de casos ativos, rastreamento de contatos e apoio para o isolamento de pessoas com testes confirmados e suspeitos, também afetam o controle do contágio. Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado informou que o plano de medidas de isolamento é dinâmico e que causa espanto que medidas de aprimoramento do monitoramento sejam criticadas sem qualquer subsidio concreto. A pasta ressaltou ainda que todas as mudanças são embasadas em indicadores combinados de forma coerente e sensata. A nova etapa de flexibilização em São Paulo vai até o dia 1º de maio.

Jovem Pan 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.