“Tratamento precoce” pode acelerar covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Picture alliance/Colaborador Getty Images

Uma pesquisa feita com moradores de Manaus revela como a covid-19 foi mais frequente em pessoas que tomaram remédios na esperança de não contrair o coronavírus. No grupo que usou alguma medicação com o intuito de prevenir a doença, a prevalência da covid-19 foi de 38,6%, contra 25,9% no grupo que não tomou nenhum medicamento com esse objetivo.

Esse é um dos resultados da pesquisa DETECTCoV-19, assinada por pesquisadores da UFAM (Universidade Federal do Amazonas), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Amazônia, FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), Universidad Peruana Cayetano Heredia e IETSI (Instituto de Evaluación de Tecnologías en Salud e Investigación, do Peru).

A iniciativa acompanha desde agosto do ano passado 3.046 pessoas na capital do Amazonas. A primeira fase da pesquisa, que ocorreu entre agosto e setembro, revelou que naquele momento a doença foi mais forte não só em quem tomou remédio para “se prevenir”, mas também em famílias pobres.

Dados mais aprofundados são esperados, já que os pesquisadores estão concluindo a terceira fase do estudo. Ela vai mostrar o impacto da segunda onda da covid-19 em Manaus, quando o Estado viveu dias de colapso em hospitais, falta de oxigênio e recorde de mortes.

“As pessoas que se medicam, de alguma forma, sentem-se seguras e baixam a guarda. Quando a gente falava isso sem dados, poderia até se questionar. Mas agora temos esses dados da população de Manaus. Não é uma coisa longe da realidade”, afirma Jaila Borges, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFAM e uma das coordenadoras da pesquisa.

Redação com Uol 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.