YouTube não para de remover vídeos de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O YouTube removeu outros quatro vídeos do canal do presidente Jair Bolsonaro por violação de suas políticas de desinformação médica sobre a Covid-19. Uma publicação do presidente já havia sido removida da plataforma na última segunda-feira.

A informação foi divulgada pelo G1 e confirmada pelo GLOBO. Todos os vídeos excluídos do YouTube até o momento são registros das transmissões ao vivo de Bolsonaro feitas semanalmente entre junho de 2020 e 11 de fevereiro de 2021 e continham defesas a remédios sem eficácia contra a Covid-19, como hidroxicloroquina e ivermectina.

As remoções ocorrem após o YouTube anunciar que expandiu suas políticas de desinformação médica sobre a Covid-19 e que passará a remover vídeos que “recomendam o uso de ivermectina ou hidroxicloroquina para o tratamento ou prevenção da Covid-19, fora dos ensaios clínicos, ou que afirmam que essas substâncias são eficazes e seguras no tratamento ou prevenção da doença”.

Canais que violam as políticas de uso do YouTube e recebem três avisos em 90 dias lembrando as regras são excluídos. Cada aviso leva 90 dias, a partir da data de emissão, para expirar. Ao G1, a plataforma informou, porém, que em caso de violação que envolva uma regra que foi atualizada recentemente, como a que levou às remoções no canal de Bolsonaro, existe um “período de carência” para que os criadores de conteúdo possam se adaptar.

Antes da expansão de suas políticas, o YouTube já incluía em suas diretrizes não ser permitido “o envio de conteúdo que dissemine informações médicas incorretas que contrariem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou das autoridades locais de saúde”.

O Globo