3 mil litros de insumo de vacinas acabam de chegar ao Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Um avião com 3 mil litros de insumos para a produção da vacina CoronaVac pousou na tarde desta 3ª feira (25.mai.2021), no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Os produtos foram encaminhados da China, pelo laboratório Sinovac, responsável pelo imunizante, feito em parceria com o Instituto Butantan.

O desembarque foi acompanhado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e pelo secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn.

Segundo o governo do Estado de São Paulo, as doses serão destinadas ao PNI (Programa Nacional de Imunização) em junho. O processo de preparação e controle de qualidade para o uso da matéria-prima dura “aproximadamente, de 15 a 20 dias“, segundo o governo paulista.

A produção da CoronaVac está paralisada desde o dia 14 de maio. Na ocasião, o Butantan informou que não havia mais IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a vacina. A entidade também afirmou que “questões referentes à relação diplomática Brasil x China” estavam atrapalhando o envio dos insumos.

Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tinha feito declarações contra a China. O presidente depois negou que tenha se referido ao país asiático. Sem citar o nome do país diretamente, ele falou sobre a possibilidade não comprovada de que o coronavírus tenha alguma relação com uma guerra biológica.

“Os militares sabem o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu o seu PIB? Não vou dizer para vocês”, disse.

A liberação dos lotes de IFA para a produção dos imunizantes contra a covid-19 foi divulgada na 5ª feira (20.mai) pelo embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. A confirmação foi dada durante uma reunião do embaixador com o Fórum de Governadores.

No sábado (22.mai), desembarcaram os insumos para a produção de vacinas da AstraZeneca. O envio, também da China, tinha sido combinado com Wanming. Com os 2 lotes, o Brasil deve produzir cerca de 17 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19.

Poder 360