Bolsonaro se desculpa com a China sem se desculpar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá/AFP

Com o Brasil ainda dependente da importação de insumos da China para a produção de vacinas contra Covid-19, o Itamaraty buscou minimizar nesta segunda-feira atritos com o país asiático. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro voltou a causar polêmica com a insinuação de que a pandemia seria parte de uma “guerra química”.

A China é atualmente o maior parceiro comercial do Brasil . Após a declaração de Bolsonaro, o governo chinês reagiu e afirmou se opor à “politização e estigmatização do vírus”.

Em audiência no Senado sobre os entraves à aquisição de vacinas no país, o diretor de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério de Relações Exteriores, João Lucas Quental de Almeida, disse que o Itamaraty “ não tem medido esforços” nas negociações e elogiou os chineses.

— Nós devemos de fato louvar a China (…) porque a China é um país que realmente tem mais exportado IFAs (ingredientes farmacêuticos ativos) e vacinas neste momento de pandemia. A China exportou metade de toda a sua produção. Nenhum outro país chega perto a isso, e nós reconhecemos plenamente esse esforço gigantesco da China para ajudar mundo e o Brasil, particularmente, nesse momento.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, informou que novos lotes de IFA para a vacina produzida pela Fiocruz devem ser enviados ao Brasil na próxima sexta-feira. A quantidade , segundo ele, é suficiente para produção de cerca de 18 milhões de doses da AstraZeneca.

O Instituto Butantan está com a produção da Coronavac suspensa por falta de insumo. Segundo o secretário, o IFA para o Butantan ainda está pendente de confirmação.

— Há uma expectativa que chegue aqui por volta do dia 25, mas ainda pendente de confirmação por parte da China — disse Rodrigo Cruz.

Com os atrasos na importação do IFA produzido por empresas privadas da China, a senadora Kátia Abreu (PP-TO), defendeu negociação para a compra de vacina produzida pela farmacêutica estatal chinesa Sinopharm.

O diretor do Itamaraty ressaltou também a alteração de cenário mundial com a posição favorável dos Estados Unidos com a quebra de patente para produção de vacinas contra o coronavírus. O objetivo é facilitar a ampliação da produção de vacinas pelo mundo.

— O cenário como um todo se alterou e, o Brasil, como todos os outros atores, precisa refletir e eventualmente ajustar a sua posição – disse Almeida, completando : – Estamos nos engajando via nossa missão junto a OMC ( Organização Mundial do Comércio), em Genebra, para tentar negociar com Estados Unidos e outros países um acordo que seja aceito por todos — afirmou Almeida.

Na audiência, o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, defendeu a vacina Sputnik V, que teve importação negada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, ele disse que está “otimista” em uma solução para resolver os entraves para a utilização do imunizante no Brasil.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.