CPI está decidida a convocar Guedes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edu Andrade / Ascom/ME

Após declarações polêmicas contra a China, o grupo de oposição e independentes da CPI da Covid deve insistir na convocação do ministro Paulo Guedes nas discussões da próxima semana. Na mira do grupo dos críticos ao governo Jair Bolsonaro também está a secretária especial de Assuntos Parlamentares do Palácio do Planalto, Thaís Amaral Moura, e a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, responsável pela área da articulação política. Os requerimentos contam com apoio do vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e do relator, Renan Calheiros (MDB-AL), mas dependem do aval da maioria dos membros para serem aprovados.

Inicialmente, Renan resistia à ideia de convocar Guedes, com quem tem certa proximidade. Agora, no entanto, ele admite a possibilidade. Sem saber que estava sendo gravado, o ministro da Economia disse, na última terça-feira, que os chineses “inventaram” o coronavírus, e que a vacina do país para impedir o avanço da doença é “menos efetiva” do que o imunizante da Pfizer, dos Estados Unidos.

— Estamos nos preparando, dedicados às próximas semanas. Têm muitas sugestões de nomes. Uma delas é o próprio Paulo Guedes, que deu declarações desastrosas. E outra é a Thais Amaral. E vem o Fabio (Wanjgarten), ex-secretário de Comunicação da Presidência. O Fabio vai ser chamado — declarou Renan ao GLOBO.

No plano de trabalho apresentado ontem por Renan, o relator manteve trecho que prevê a apuração que envolve a área econômica, citando “ações de preservação de emprego e renda (auxílio emergencial, entre outros)”.

Conforme revelou o GLOBO, registros eletrônicos de requerimentos apresentados na CPI por senadores aliados do governo indicam que o Planalto produziu o pedido de convocação de cinco especialistas associados à defesa do tratamento precoce ou a críticas ao lockdown. Informações dos arquivos apontam que em sete arquivos protocolados pelos parlamentares Ciro Nogueira (PP-PI) e Jorginho Mello (PL-SC) constam o nome de Thaís Amaral.

Vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues disse que pretende apresentar requerimentos para ouvir Thaís Amaral, mas considera ainda mais importante a oitiva com a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, responsável pela Secretaria. Além delas, Randolfe tem intenção de convocar Paulo Guedes e o ministro Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil), que também cuida da articulação política.

— Quero convocar a secretária de articulação política, Thaís Amaral, a ministra Flávia, o general Ramos, e o ministro Guedes. Eles estão dentro do escopo dos que podem ser convocados — disse Randolfe ao GLOBO.

Para Randolfe, Flávia Arruda foi responsável pelo o que chamou de “lambança”, em referência aos requerimentos com a digital do Planalto.

— Talvez seja melhor, ao invés de falar com o mensageiro, falar com quem mandou a mensagem. Diga aí, ministra, por que a senhora acha importante ouvir o ‘Zé Cloroquina’. E ela explica. Vamos falar direto com a fonte. Cogito apresentar esses requerimentos na semana que vem — afirmou.

De acordo com relatos ao GLOBO, o grupo de independentes e da oposição, apelidado de G7, ficou incomodado com a informação de que o senador Ciro Nogueira, aliado do Planalto, disse que a CPI “não vai dar em nada para Bolsonaro”. Por isso, querem marcar posição e evitar interferências.

Na próxima semana, já estão previstas oitivas com o atual e os ex-ministros do governo Bolsonaro, além do diretor-presidente da Anvisa.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.