CPI inicia trabalhos com ex-ministros da Saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo/16-12-2020

A CPI da Covid terá, nesta semana, os seus primeiros depoimentos, que já servem como importante teste para o governo do presidente Jair Bolsonaro. Em dois dias, todos seus ex-ministros da Saúde serão ouvidos. Um dos depoimentos mais esperados é, na quarta-feira, o do general Eduardo Pazuello, que ficou dez meses à frente da pasta e foi o principal responsável pelas políticas de combate à pandemia.

Parlamentares de oposição querem questionar incisivamente Pazuello sobre o que consideram omissões do governo na aquisição de vacinas, falta de apoio a medidas de isolamento social, compra de remédios sem eficácia comprovada para a Covid-19 e falhas na logística. Já o Palácio do Planalto tem preparado o ex-ministro para blindar o presidente Jair Bolsonaro durante o depoimento.

Na terça-feira, prestam depoimento os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Os dois deixaram o governo por desentendimentos com o presidente em relação ao enfrentamento da pandemia e medidas para conter o avanço da doença. A expectativa dos integrantes da CPI é que eles relatem falhas de Bolsonaro na condução do tema.

Conforme revelou O GLOBO, Pazuello recebeu treinamento do Palácio durante o final de semana para depor na sessão. Ele participou de reunião reservada no sábado dentro da estratégia do governo para defender suas próprias ações à frente do Ministério da Saúde, além de blindar o presidente. A operação está sendo coordenada pelo ministro da Casa Civil, Eduardo Ramos.

Um dos objetivos da CPI é investigar as omissões do governo federal no combate à pandemia, especialmente no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados.

Também deve ser ouvido nesta semana o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, e o atual ministro da Saúde Marcelo Queiroga, ambos na quinta-feira.

— Essa semana será decisiva porque vamos ter depoimentos dos principais atores sobre os bastidores da pandemia — afirmou o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL).

Renan disse que, na terça-feira, a comissão vai requisitar à Anvisa gravação e vídeos de todas as decisões da diretoria sobre processos envolvendo a compra de vacinas. Por lei, as reuniões dos órgãos reguladores precisam ser gravadas.

O relator antecipou também que vai apoiar requerimento a ser apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para a convocação do novo ministro da Justiça, Anderson Torres. Em entrevista à revista “Veja”, Torres defendeu o comportamento do presidente Bolsonaro, como por exemplo, a recusa do uso de máscara. Ele afirmou ainda que a CPI deve ter uma atuação mais ampla e investigar desvio de recursos nos Estados e prefeituras.

— Esta não é função da CPI. A apuração de desvio de recursos deve ser feita pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal — disse o relator.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.