CPI interrogará sub de Pazuello na Saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A CPI da Covid deve aprovar nesta terça-feira (18) a convocação do número dois de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde, o ex-secretário-executivo Élcio Franco, para desvendar as razões para as recusas para compra de vacinas não só da Pfizer mas também da Coronavac no ano passado.

“Vamos aprovar a convocação do Élcio Franco para que ele esclareça os motivos do governo em recusar as ofertas da Pfizer e também toda polêmica sobre a aquisição da coronavac”, afirmou o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ao blog.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), lembra que, no depoimento do executivo da Pfizer, Carlos Murillo, ficou claro que os contatos do laboratório eram com o então secretário-executivo e ele não respondeu às propostas.

“Por que ele não respondeu? Seguiu orientação de quem? Ele precisa esclarecer tudo isso”, afirmou o senador Omar Aziz.

Randolfe Rodrigues diz que a CPI vai querer saber também de uma reunião de Élcio Franco, em meados do ano passado, com o Ministério da Economia para tratar de compra de vacinas. E que, neste encontro, a equipe de Paulo Guedes teria dito ao secretário-executivo da Saúde que não era preciso adotar nenhuma legislação para fazer as aquisições de imunizantes.

O presidente da CPI diz ainda que perguntas que Eduardo Pazuello deixe de responder, alegando seu direito de ficar em silêncio concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), serão feitas a Élcio Franco.

“Ele pode responder o que Pazuello se negar a falar”, afirma o senador Omar Aziz.

A CPI da Covid deve aprovar nesta terça-feira (18) também os pedidos de quebra de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático do ex-secretário de Comunicação Social do Palácio do Planalto Fábio Wajngarten. A CPI quer checar quem eram os interlocutores do ex-secretário nas negociações com a Pfizer e se havia algum interesse econômico, o que ele negou na comissão.

G1 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.