Das favelas do Rio à polícia: “Parem de nos matar”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

No dia seguinte à operação mais letal da história das polícias no Rio de Janeiro, os moradores da favela do Jacarezinho, na zona norte, amanheceram com o policiamento reforçado em toda a região, especialmente nos acessos à comunidade, onde moradores fazem manifestações protestando contra a ação policial.

Ao todo, 25 pessoas morreram na ação: 24 criminosos, segundo a polícia, e um agente da Delegacia de Combate às Drogas, baleado na cabeça.

Nesta sexta-feira (7/5), o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, por meio de seu porta-voz Ruppert Colville, em uma coletiva de imprensa, em Genebra, disse que a entidade está “profundamente perturbada” com as 25 mortes na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.

No ato dos moradores, faixas e cartazes pedem o fim das polícias e das operações com mortes nas favelas. Moradores de outras comunidades, como o Complexo do Alemão e de Manguinhos também seguiram para a Avenida Dom Helder Câmara para apoiar o ato.

Outras manifestações estão programadas ao longo do dia e para o fim de semana. Não há operações policiais na comunidade nesta sexta-feira.

O alto número de mortes pode, segundo a polícia, ter origem no vazamento de dados sobre a investigação e sobre a operação na favela. Durante a ação de quinta-feira (6/5), os agentes apreenderam documentos com informações do inquérito que resultaram na Operação Exceptis.

As páginas, com o timbre do Ministério Público do Rio eram reproduções da denúncia feita pela promotoria contra os criminosos identificados e que tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça. O Metrópoles teve acesso com exclusividade ao material. O MP ainda não comentou o vazamento.

Enquanto isso, familiares do policial André Leonardo Frias se despedem do agente, que está sendo velado e será enterrado às 15h30 no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona oeste do Rio.

Ainda não há informações sobre a liberação dos outros 24 corpos, que foram levados ao Instituto Médico-Legal para exames cadavéricos.

Metrópoles  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.