Delegado que denunciou Salles é transferido para Volta Redonda

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/TV Globo

O delegado Alexandre Saraiva, ex-superintendente da Polícia Federal do Amazonas, foi transferido nesta quinta-feira para a delegacia da PF em Volta Redonda, na região Sul do Rio de Janeiro. Ele havia sido afastado do seu cargo anterior em abril, após apresentar uma notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Saraiva entrou em rota de colisão com Salles após a Operação Handroanthus, que apreendeu um volume histórico de madeira ilegal no Pará, em novembro do ano passado. Pouco depois da ação, feita pela PF do Amazonas sob o comando de Saraiva, o ministro saiu em defesa das madeireiras, afirmando que o material apreendido era legal.

A conduta de Salles fez com que o delegado apresentasse um notícia-crime contra ele ao Supremo Tribunal Federal (STF) acusando-o de dificultar a ação fiscalizadora do poder público no meio ambiente, exercer advocacia administrativa e integrar organização criminosa. Logo depois, Saraiva foi afastado da superintendência da PF do Amazonas.

A ministra do STF Cármen Lúcia encaminhou a acusação de Saraiva à Procuradoria-Geral da República (PGR). Hoje, Salles também é alvo de uma investigação da Polícia Federal por suposta participação em esquema de favorecimento ao contrabando de madeira na Amazônia.

A ida de Salles para Volta Redonda não é algo inédito em sua carreira. O delegado já chefiou a delegacia da PF na cidade entre 2009 e 2010.

O delegado foi procurado, mas não quis comentar a transferência.

O Globo