Ernesto confirma que Bolsonaro gastou dinheiro público para fabricar cloroquina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: PABLO JACOB / Agência O Globo

O ex-chanceler Ernesto Araújo confirmou à CPI da Covid, nesta terça-feira, que o presidente Jair Bolsonaro atuou na estratégia internacional para garantir mais hidroxicloroquina ao Brasil no início da pandemia. Na época, o Itamaraty foi mobilizado para adquirir os insumos necessários para a produção do medicamento, que não possui comprovação científica contra o novo coronavírus.

Segundo Ernesto, houve um pedido do Ministério da Saúde para a aquisição e produção do fármaco, que estava com estoque reduzido. Questionado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) se discutiu esse assunto com alguém, o ex-ministro de Relações Exteriores respondeu que falou com o presidente Jair Bolsonaro.

— Houve, não foi exatamente um pedido para implementar esse pedido no Ministério da Saúde, mas o presidente da República em determinado momento pediu que o Itamaraty viabilizasse um telefonema dele com o primeiro-ministro (da Índia)…

Renan interrompeu e reforçou a pergunta para saber se houve participação do presidente da República.

— Sim — respondeu Ernesto.

Em abril do ano passado, Bolsonaro agradeceu ao governo da Índia pelo envio de matéria-prima para a produção de hidroxicloroquina. No início daquele mês, Bolsonaro conversou com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pedindo apoio no fornecimento dos insumos.

“Nossos agradecimentos ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que, após nossa conversa por telefone, liberou o envio ao Brasil de um carregamento de insumos para produção de hidroxicloroquina”, escreveu Bolsonaro, pelo Twitter, na ocasião.

Sobre o assunto, Ernesto argumentou que, mesmo sem eficácia comprovada contra a Covid-19, a hidroxicloroquina também é usada para tratar outras doenças.

— Naquele momento, março, havia uma expectativa de que houvesse eficácia no uso da cloroquina para o tratamento da Covid, não só no Brasil. Havia notícias sobre isso de vários lugares do mundo. Houve uma grande corrida aos insumos para hidroxicloroquina e baixou precipitadamente o estoque de cloroquina – alegou Ernesto.

E acrescentou:

— A hidroxicloroquina é necessária, é um remédio usado para doenças crônicas e outras doenças no Brasil. É um remédio muito importante, que tem o seu estoque preservado no sistema de saúde, e esse estoque havia baixado. Então, isso independe dos testes que pudessem ser realizados com a hidroxicloroquina para o tratamento da Covid.

O Globo