Garimpeiros voltam a atacar indígenas no Pará

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Amend/Greenpeace

Garimpeiros atacaram aldeias indígneas Munduruku em Jacareacanga, no extremo sudoeste do Pará, segundo informou a organização Terra dos Direitos. De acordo com a organização, o ataque começou por volta das 13h desta quarta-feira. A região é alvo de garimpo ilegal.

Uma das lideranças ameaçadas pelos garimpeiros, Maria Leusa, da Aldeia Fazenda Tapajós, teve sua casa queimada. A Terra dos Direitos informou que tenta o contato com a aldeia, mas ainda não conseguiu. A Polícia Federal foi acionada.

Ataque acontece em meio a Operação Mundurukânia, da PF, para a retirada de garimpeiros clandestinos em áreas indígenas. De acordo com informações preliminares do Instituto Socioambiental, o ataque desta tarde seria uma represália à ação, que conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Ibama e da Força Nacional.

Mais cedo, nesta manhã, agentes das forças de segurança foram surpreendidos por um grupo de garimpeiros que tentaram invadir a base da operação.

Segundo o Instituto Socioambiental, garimpeiros também fizeram uma série de protestos em Jacareacanga e chegaram a hostilizar parte da equipe de policiais que está na cidade. Eles tentaram expulsar os agentes do aeroporto, onde aguardavam para decolar em alguns helicópteros rumo às Terras Indígenas para a operação. Os manifestantes tentaram invadir a base policial e depredar os equipamentos da corporação que estão no aeroporto local. Uma série de vídeos dos incidentes também circulou pela man

O Globo