Governistas tentaram barrar deputadas na CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A sessão da CPI da Covid desta quarta-feira foi interrompida temporariamente após senadores governistas questionarem o direito de a bancada feminina fazer perguntas no início da sessão mesmo sem integrar a CPI. O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), havia acordado que as senadoras tivessem prioridade na oitiva de Nelson Teich, ex-ministro da Saúde.

Após indagações do relator Renan Calheiros e do vice-presidente Randolfe Rodrigues, Omar Aziz abriu espaço para pergunta de uma representante da bancada feminina. A escolhida foi a líder do Cidadania, Eliziane Gama (MA). No início da fala da senadora, o governista Ciro Nogueira (PP-PI) reclamou e disse que “não concordou com nada disso”.

Veja aqui a CPI ao vivo:

Nogueira argumentou que o direito à fala da bancada feminina não está previsto no regimento do Senado. Aziz concordou com isso, mas disse que havia cedido o direito à fala das senadoras por acordo na última sessão.

— Se foi um erro das lideranças não indicarem as mulheres, a culpa não é nossa — disse Ciro.

Omar rebateu:

— A única diferença nesse momento é que fomos indicados para uma comissão. Eu quero fazer um apelo, teremos uma reunião após ouvir o doutor Teich e só peço para conversarmos.

‘Não ouse contestar’:Bolsonaro ameaça editar decreto para garantir ‘direito de ir e vir’

Ciro disse que aceitaria apenas hoje, mas que não “queria ficar como vilão” porque o acordo não respeitava o regimento. Normalmente, aqueles que não compõem a CPI ficam para o final.

Eliziane reagiu:

— Eu só não entendo por que tanto medo das vozes femininas.

Ciro emendou:

— O senhor está vendo? As pessoas querem dar outra versão, como se estivéssemos perseguindo as mulheres. Quem está perseguindo as mulheres é o seu partido que não lhe indicou, senadora.

Quando a comissão foi formada, o filho do presidente da República, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), afirmou que “as mulheres já foram mais respeitadas e mais indignadas” ao comentar a falta de representação feminina na CPI. Eliziane Gama rebateu e disse que não iria admitir “ironia machista” contra as mulheres.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) também estava presente na sessão desta quarta-feira e defendeu a possibilidade de as mulheres falarem, argumentando que não se tratava de um privilégio, e sim de algo acordado com os senadores.

— Há uma grande diferença de privilégio e prerrogativa. Privilégios são inadmissíveis e as mulheres nunca irão pleitear, prerrogativa é diferente. Pedimos ao plenário dessa comissão ontem para ter direito de fala na lista dos titulares e dos suplentes — disse Simone Tebet, líder da bancada feminina.

Simone afirmou que o tema foi deliberado ontem, mas que alguns senadores não estavam presentes. Ciro discursou e a discussão se intensificou.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.