Governo reconhece que mentiu sobre quantidade de vacinas compradas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O Ministério da Saúde confirmou que somente 280 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 foram contratadas até o momento. Ou seja, metade dos 560 milhões de unidades divulgadas nas peças publicitárias da pasta e em falas públicas do titular do órgão, Marcelo Queiroga.

O número superestimado foi exibido em uma publicação do Ministério da Saúde no Twitter e usado em uma fala de Queiroga do dia 31 de abril. “[Mas] é claro que não dispomos dessas doses no departamento de logística do Ministério da Saúde, até porque há uma carência de vacinas a nível internacional”, destacou o ministro na ocasião.

A confirmação veio como resposta a um requerimento enviado pelo deputado Gustavo Fruet (PDT-PR) ao Ministério da Saúde, que questionava a quantidade exata de doses. O órgão é obrigado a responder solicitações desse tipo, sob pena de enquadramento do ministro em crime de responsabilidade.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, na resposta, o ministério admite que foram adquiridas 281.023.470 doses de imunizantes contra Covid-19 e que outras 281.889.400 ainda estariam em “fase de negociação”.

Dos mais de 281 milhões de doses divulgadas mas não confirmadas, 210 milhões são da AstraZeneca, que devem chegar até o fim do ano. No entanto, nenhum contrato que garanta a produção das vacinas nesse período foi assinado.

Na lista, também constam como compradas e sem assinatura oficial doses da Coronavac (30 milhões) e do consórcio internacional Covax Facility (41 milhões), gerenciado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Metrópoles  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.