Mandetta diz que Saúde não recomendou fabricação de mais cloroquina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou, nesta terça-feira (4/5), que a decisão de produzir mais cloroquina não partiu do Ministério da Saúde. Segundo o ex-auxiliar do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil já possui produção regular do medicamento e já dispunha de quantidade suficiente para aquilo a que se presta – que é tratar malária e lúpus.

“A única coisa em relação à cloroquina, após consulta ao Conselho Federal de Medicina e conselheiros ad hoc do ministério, foi o uso compassivo, que é feito quando não há outros recursos terapêuticos graves em ambiente hospitalar. Mesmo porque a cloroquina é uma droga, sim”, declarou Mandetta à CPI da Covid.

“Para uso indiscriminado, a margem de segurança é estreita. Não é aquela coisa: se bem não faz, mal não faz. Como todo medicamento, tem uma série de reações adversas, uma série de cuidados que têm que ser feitos. E a automedicação com cloroquina e outros medicamentos pode ser muito, muito perigosa”, acrescentou.

Mandetta reiterou que a decisão de aumentar a produção ocorreu “à margem do ministério”. “Mesmo porque a cloroquina é produzida regularmente – para uso a que se convém, para malária e lúpus – pela Fiocruz. Já tínhamos a quantidade necessária para aquilo a que se presta”, pontou.

Mandetta foi o primeiro ministro da Saúde durante a pandemia da Covid-19. Ainda nesta terça-feira, a comissão ouvirá o sucessor de Mandetta, Nelson Teich. Eles foram convocados na condição de testemunhas.

A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia – em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas, onde houve desabastecimento de oxigênio hospitalar –, além de possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.

Metrópoles  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.