Mandetta entrega à CPI Carta protocolada que enviou a Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Em carta em março de 2020, o então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta alertou ao presidente Jair Bolsonaro que, se não mudasse seu modo de agir, haveria risco de colapso na saúde. A carta foi citada em depoimento de Mandetta à CPI da Covid.

Ao ser questionado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) sobre a divergência com o presidente em relação à recomendação de isolamento social, Mandetta frisou que tentou alertá-lo e recomendar que mudasse sua postura.

— Eu, no dia 28 de março, senador, achei por bem escrever uma carta ao presidente da República. Uma carta pessoal. Eu pedi uma reunião específica, que foi feita no Palácio da Alvorada, dentro da biblioteca, com a presença de todos os ministros, e entreguei em mãos deles esta carta — disse Mandetta.

Enviado em 28 de março de 2020, o documento dá um panorama da extensão da pandemia no Brasil e termina com a recomendação de que a Presidência reveja seu posicionamento. Cita especificamente a necessidade de reconhecer os esforços de isolamento social e o “reconhecimento da transmissão comunitária”.

“Recomendamos, expressamente, que a Presidência da República reveja o posicionamento adotado, acompanhando as recomendações do Ministério da Saúde, uma vez que a adoção de medidas em sentido contrário poderá gerar colapso do sistema de saúde e gravíssimas consequências à saúde da população”.

“Assim, em que pese todo o esforço empreendido por esta Pasta para proteção da saúde da população e, via de consequência, preservação de vidas no contexto da resposta à epidemia do Covid-19, as orientações e recomendações não receberam apoio deste Governo Federal, embora tenham sido embasadas por especialistas e autoridades em saúde, nacionais e internacionais, quais sejam isolamento social e a necessidade de reconhecimento da transmissão comunitária”, escreveu o ex-ministro.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.