Médicos pedem que famílias não se reúnam no dia das mães

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Arte Agora

Pela segunda vez, a comemoração do Dia das Mães só será realmente segura se a reunião das famílias for virtual. Essa é a opinião de especialistas ouvidos pelo Agora sobre este domingo (9). Isso porque, apesar da sensação de normalidade, os números da pandemia de Covid-19 seguem altos. Nesta sexta (7), a média móvel de novos casos da doença no estado de São Paulo foi de 11.496, e a de mortes, 542.

“Não é possível fazer reunião familiar nesse momento. Só com as pessoas que já moram na mesma casa”, afirma o infectologista Valdez Madruga, consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). E a restrição se aplica, segundo ele, mesmo para quem tem parte da família vacinada, já que nenhum imunizante é 100% eficaz contra a doença.

Eliseu Waldman, professor do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), cita que, apesar do relaxamento da quarentena, os indicadores da Covid-19 ainda são preocupantes.

Segundo o boletim do governo, 78,3% dos leitos de UTI do estado estavam ocupados nesta sexta. Na região metropolitana, o índice era de 76,3%. Já os leitos de enfermaria estavam com ocupação de 57,4% no estado e 58% na Grande São Paulo.

“Nós vimos o que as reuniões familiares realizadas no fim do ano nos proporcionaram. O resultado nós conhecemos. A situação ainda é dramática”, afirma Waldman, sobre aumento no número de casos em janeiro.

O Centro de Contingenciamento do Coronavírus, que orienta o governo do estado sobre as ações da quarentena, não fez nenhuma recomendação expressa contra reuniões familiares. O infectologista Marcos Boulos, professor sênior da Faculdade de Medicina da USP e um dos 21 integrantes do grupo, entretanto, desaconselha esse tipo de encontro, mesmo se reunir poucas pessoas.

Caso haja um amplo desrespeito a essas orientações, as consequências das datas podem ser sentidas em cerca de dois meses, afirma o epidemiologista Pedro Hallal, coordenador do Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. Esse é o tempo médio decorrido entre os primeiros sintomas, internação e mortes. “A gente corre o risco de repetir a mesma tragédia que aconteceu no fim do ano passado”, diz.

Nada de beijos, abraços ou bate-papo longo à mesa durante a refeição. Caso as famílias escolham fazer algum tipo de reunião no Dia das Mães, os riscos só serão minimizados caso os participantes adotem protocolos rígidos.

“Mesmo que as mães a as avós já estejam vacinadas, não temos vacina com 100% de proteção. Ainda há risco de doença grave e internação em UTI”, afirma Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp e consultora da SBI.

Segundo ela, é importante que os convidados não sejam de mais de três núcleos familiares diferentes e que optem por um ambiente amplo e ventilado. E, a todo momento, manter a máscara de proteção. Numa família em que eventualmente todos estejam vacinados, ainda há riscos, afirma Raquel. “Ainda assim eu manteria a máscara para todos.”

O infectologista Claudio Gonsalez afirma ainda que é importante evitar reuniões em espaços como restaurantes. “Neles você tem contato com pessoas de outras famílias, então aumenta a possibilidade de contágio.”

É importante não baixar a guarda, porque mesmo em pessoas que já tomaram as duas doses da vacina, de acordo com Gonsalez. Os cuidados como o uso de máscara e o distanciamento devem ser os mesmos.

A recomendação dos médicos é que qualquer celebração neste domingo seja virtual. Mas para quem tiver encontros presenciais, a reunião deve ter pessoas que fazem parte do convívio diário

Prefira um local aberto e ventilado (como o quintal ou o terraço)

Evite restaurantes

As características do local e o número de pessoas estão relacionados. Quanto menor o espaço, menos pessoas devem se reunir

Mantenha o distanciamento mínimo de 1,5 metro

Sem abraços e beijos entre pessoas que não moram juntas

Use máscara o tempo todo

Se passar muito tempo, leve máscara para trocar

Não converse durante as refeições, quando muitas pessoas estão sem o equipamento

Se possível, faça o escalonamento da refeição para evitar que todos fiquem sem máscara ao mesmo tempo

Os cuidados seguem necessários porque ainda não há vacina 100% eficiente contra a doença

O ideal é que encontros presenciais não aconteçam

Agora  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.