Pânico de Pazuello ante CPI pode prejudicar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

A eventual concretização do plano do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello de não comparecer ao seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid já é vista com preocupação nos corredores do Palácio do Planalto. Auxiliares do presidente Jair Bolsonaro temem que a estratégia de comparecer à comissão como investigado e não como testemunha possa respingar no governo e caracterize um atestado de culpa do Poder Executivo.

Convocado inicialmente para a semana passada, Pazuello chegou a sugerir uma participação remota, sob a alegação de que teve contato recente com pessoas infectadas pelo coronavírus. Os integrantes da oposição preferiram adiar o depoimento para a próxima semana, no dia 19 de maio.

Hoje, a defesa do ex-ministro trabalha com a possibilidade de conseguir um habeas corpus para não depor na CPI como testemunha por já ser investigado na Justiça por gestão no combate à pandemia. Com isso, ele não seria obrigado a responder a todas as perguntas feitas pelos senadores que compõem o colegiado.

Aliados de Bolsonaro avaliam que a manobra pode fortalecer a tese de parlamentares independentes e opositores de que o presidente tem responsabilidades pelo agravamento da crise sanitária no país. O ambiente desfavorável aumentaria as chances de um parecer indigesto do relator Renan Calheiros (MDB-AL) no final dos trabalhos da comissão.

Uma das apostas do governo é que o próprio Exército consiga convencer Pazuello de recuar sobre a estratégia, sob o argumento de que isso poderia manchar a imagem das Forças Armadas. Eles devem, inclusive, vetar eventual intenção do ex-ministro de comparecer fardado ao colegiado.

Ainda que já esteja engatilhada, a manobra pode não ir adiante, diante da expectativa de que o Supremo Tribunal Federal (STF) não acate o pedido para Pazuello comparecer à CPI como investigado. A eventual negativa seria interpretada como uma derrota semelhante a iniciativa que governistas tiveram para tentar sem sucesso barrar Renan na relatoria às vésperas da instalação da CPI.

O entorno de Bolsonaro já viu com ressalvas o adiamento do depoimento. Mesmo que Pazuello não estivesse seguro para responder às perguntas, auxiliares do presidente entenderam no momento em que ele externou que tentaria falar de forma remota que o gesto soaria como provocação, podendo ampliar o escopo de inquirições.

Valor Econômico

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.