Pesquisador citado por Mandetta diz que governo não ouvia especialistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução / CNN

O pesquisador da Fiocruz Julio Croda, que foi chefe Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde durante a gestão Luiz Henrique Mandetta, afirmou à CNN que percebia no Governo Federal a existência de “discursos e previsões feitas sem base técnica científica adequada”. Croda foi citado hoje por Mandetta durante depoimento na CPI da Pandemia, no Senado, como o autor de uma projeção feita em março de 2020 para o “pior cenário possível” da pandemia.

“Fizemos uma modelagem de casos e óbitos em um cenário em que não conseguiríamos fazer nenhum tipo de lockdown nacional — como não fizemos — e chegamos bem próximo do que de fato aconteceu”, afirmou Croda, que previu 180 mil mortes até o final de 2020, número próximo aos 193 mil óbitos registrados pelo país entre março e 31 de dezembro passado.

Croda afirmou que quando Mandetta pediu o estudo, o ex-ministro estava “muito preocupado” com a forma com a qual o Planalto tratava da pandemia. “Havia um negacionismo muito grande”.

Em trecho de seu depoimento na CPI, Luiz Henrique Mandetta afirmou acreditar que o presidente Jair Bolsonaro foi orientado de forma paralela, ou seja, por pessoas de fora do Ministério da Saúde, em questões relacionadas com o combate à pandemia, incluindo a recomendação de uso da hidroxicloroquina.

Croda afirmou que esse tipo de prática era perceptível para os técnicos do Ministério da Saúde no começo da pandemia. “Em determinado momento ele passou a ouvir não mais os técnicos do Ministério, mas dar ouvidos às pessoas que vendiam falsos tratamentos, que afirmavam que a cloroquina era efetiva. O governo deu espaço para quem não era infectologista e não conhecia vírus respiratórios”, afirmou.

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.