Prefeito do Rio anuncia conversas com Lula sobre 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Em entrevista ao Painel, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou que deixou o DEM para se filiar ao PSD, de Gilberto Kassab. Ao falar do assunto pela primeira vez, o político afirmou que tomou a decisão por causa da ruptura de Rodrigo Maia, seu aliado, com a sigla.

Ele disse ainda que fará tudo que puder para atrair o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) para o PSD, nome que defende para candidato à presidência em 2022. Apesar disso, Paes afirmou que mantém diálogos com Lula (PT).

O prefeito disse à coluna que pretende contar em breve com Maia no partido, além de outros deputados. O ex-presidente da Câmara rompeu com ACM Neto, que comanda o DEM, em fevereiro, após as eleições na Casa.

O prefeito afirmou ainda que Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, o acompanhará no PSD e é, por ora, seu candidato ao governo do Rio. Ele disse, no entanto, que as conversas por uma frente ampla, também defendida por Lula, vão continuar.

“O que eu disse para o presidente Kassab é que o quadro do Rio é preocupante. Ele [Santa Cruz] é meu nome para o governo do Rio. Mas a crise aqui no Rio é muito profunda e estamos dispostos a sentar para discutir uma frente ampla, que pode levar sim em consideração o nome de Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Alessandro Molon (PSB-RJ), e o próprio Felipe”.

Nesta sexta (7), ele criticou a política de segurança do governo estadual após a operação policial que matou 28 pessoas na favela do Jacarezinho, na zona norte da cidade, e disse que o resultado “é fruto de políticas de segurança pública inexistentes e equivocadas que colocam os policiais permanente em risco e permitem que setores marginais tomem conta de uma parte da cidade”.

Folha de SP