Renan pede convocação de Capitã Cloroquina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Júlio Nascimento/Presidência

Durante sessão da CPI da Covid, o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou um requerimento para convocar a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”. Ele anunciou o requerimento quando o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, respondia perguntas sobre cloroquina, o remédio que, mesmo tendo efeitos colaterais e sendo ineficaz para o tratamento de Covid-19, foi defendido pelo presidente Jair Bolsonaro como arma no enfrentamento à pandemia.

Reportagem do GLOBO publicada nesta quinta-feira revelou o teor de depoimento prestado por Pinheiro ao Ministério Público Federal (MPF). Ela confirmou que foi a responsável pelo planejamento de uma comitiva de médicos que difundiu o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, como cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina, em Manaus dias antes de o sistema de saúde do Amazonas entrar em colapso, em janeiro último.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse a Renan que já havia um outro requerimento para convocar a secretária. Para que ela seja chamada, é preciso que a comissão, onde os oposicionistas e independentes são maioria e a ala governista é minoritária, aprove os requerimentos.

Antes de anunciar o pedido de convocação, Renan perguntou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se ele foi pressionado a adotar protocolo de uso da cloroquina em estados e municípios. Queiroga evitou se posicionar sobre o medicamento, mas disse que nunca foi pressionado a usá-lo, nem autorizou a sua distribuição.

— Eu não autorizei distribuição de cloroquina na minha gestão. Eu não tenho conhecimento de distribuição de cloroquina na minha gestão — afirmou Queiroga.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.