Senadora critica gestão de ministro no instituto de pesquisas educacionais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Após servidores e ex-ministros dizerem que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) está enfraquecido, a senadora Leila Barros (PSB-DF) enviará questionário para o ministro Milton Ribeiro.

Ela se diz preocupada com a rotatividade na autarquia do MEC, que é responsável por estudos na área educacional, avaliações de políticas públicas e exames como o Enem.

“Em menos de três anos já são cinco dirigentes. O Inep, ao que aparenta, caminha para uma situação muito preocupante que nos faz prever o colapso e a perda de importantes conquistas da sociedade brasileira”, afirma a senadora. “Essas trocas podem ainda atrasar importantes iniciativas para o desenvolvimento do País, como a operacionalização do novo Fundeb.”

Ao todo, Leila deverá enviar 25 questões ao MEC, e Ribeiro terá o prazo de 30 dias para respondê-las.

Entre as perguntas, a parlamentar quer saber quais garantias de qualidade nos serviços feitos pelo Inep, se há orçamento para realização do Censo Escolar e do Enem, como será a logística de aplicação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2020/2021 e se há estudos sobre o impacto da pandemia e alternativas para recuperar a educação depois da pandemia.

“O que está em jogo é o futuro da educação dos nossos jovens. Se, por algum motivo, o MEC confirmar que não conseguirá realizar os exames, ainda há tempo hábil para corrigir esses rumos”, disse Leila.

Folha de S. Paulo