STF quer explicações da Saúde sobre paralisação da vacinação de grávidas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Brenno Carvalho

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, solicitou hoje ao Ministério da Saúde informações a respeito da decisão de paralisar a vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades. Deu prazo de cinco dias para ter as respostas em sua mesa.

A solicitação de Lewandowski acontece após ação do PSOL que pede liminar para obrigar a retomada da vacinação prioritária destes dois grupos.

Como se sabe, há duas semanas o governo federal paralisou a imunização alegando riscos à saúde. Ainda está sob investigação o caso de uma mulher que morreu vítima de uma trombose após receber dose da Oxford/AstraZeneca.

“Desse modo, considerando a importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus, solicitem-se prévias informações ao Ministro de Estado da Saúde, no prazo de 5 (cinco) dias, sobre os pedidos formulados”, avaliou o ministro.

O PSOL alega que o Ministério da Saúde extrapolou a recomendação vinda da Anvisa. O partido cita que a agência sugeriu a paralisação da vacinação com Oxford/AstraZeneca, sem prejuízo das demais.

O Globo