TCU descobre tática de Pazuello para atrasar vacinação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: José Dias/PR

Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) avaliam que uma consulta pública feita pelo Ministério da Saúde junto à corte sobre compras de vacinas não passou de uma estratégia de Eduardo Pazuello para atrasar a aquisição dos insumos. A consulta sobre a regularidade de compras governamentais no âmbito da pandemia foi levada ao tribunal em 2 de março deste ano. O TCU julgou o caso em 25 dias. A avaliação entre membros da corte é a de que Pazuello “demorou muito” para levar o debate ao tribunal de contas e poderia ter feito isso ainda no segundo semestre de 2020.

Parte dos integrantes do TCU acredita que Pazuello atrasou negociações de compras de vacina e não abriu diálogo antes com laboratórios como a Pfizer para não se desgastar com Bolsonaro, que, por muito tempo, se posicionou contra o imunizante.

No julgamento, em março, o relator da ação Benjamin Zymler destacou que “ninguém precisa ser expert em Direito para saber que diante do valor jurídico da saúde e da vida humana cedem todos os outros princípios. Tudo que falamos aqui é do senso comum, algo que não precisaria, alguém, formado em Direito, ser o autor do que foi dito. O que queremos basicamente é tranquilizar os gestores do Ministério da Saúde para que busquem implementar o plano nacional de imunização abrindo o leque de possibilidades de vacinas”.

O ministro Bruno Dantas seguiu na mesma linha e reiterou que, “para comprar vacina o governo pode fazer tudo o que estiver ao seu alcance. Que não sejam usados argumentos ou pretextos burocráticos para se evitar ou retardar uma decisão como essa”.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.