TCU investigará se último ataque de Bolsonaro à China barrou vacinas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

A procuradoria junto ao Tribunal de Contas de União (TCU) está pedindo que o tribunal adote medidas para verificar eventuais atrasos no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em função das falas do presidente Jair Bolsonaro contra a China. O sub-procurador geral, Lucas Rocha Furtado, pede que o Tribunal adote medidas para que o Ministério da Saúde e o Ministério das Relações Exteriores expliquem em 48 horas sobre as medidas concretas que tomaram para minimizar os impactos negativos do que o procurador chama de “agressões do Presidente da República àquele país”. Bolsonaro perguntou recentemente se não estaríamos vivendo uma guerra química, bacteriológica e radiológica. ” Qual o país que mais cresceu o seu PIB? Não vou dizer para vocês”, disse Bolsonaro dando a entender que se referia à China, que foi onde surgiu o vírus e foi o país que viu seu PIB crescer mesmo com a pandemia. Depois o presidente se defendeu dizendo que não citou a palavra China.

Caso o TCU não obtenha respostas dos ministérios, o procurador sugere que seja criada uma força tarefa junto com o Congresso e o Judiciário para que atue junto ao governo chinês para acelerar entrega o IFA, a matéria-prima para produção das vacinas.

Nesta quarta-feira, 12, o governador de São Paulo, Joao Doria, informou que a partir de sábado o Instituto Butantan vai suspender a produção da vacina CoronaVac por falta de insumos que viriam da China. O governador disse que a demora da entrega dos insumos está acontecendo por conta das falas de Bolsonaro, dos filhos e do ministro Paulo Guedes contra a China.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.