Variante indiana pode ser contida por Pfizer e AstraZeneca

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marco Bertorello

As vacinas da Pfizer e AstraZeneca são eficazes contra a variante indiana do coronavírus, segundo estudo da agência de saúde pública da Inglaterra divulgado na noite deste sábado (22).

O estudo identificou que o imunizante da Pfizer tem eficácia de 88% contra casos sintomáticos causados pela variante indiana B.1.617.2 duas semanas após a segunda dose. Em relação à variante britânica, a efetividade é um pouco maior, de 93%.

Já a vacina AstraZeneca teve 60% de efetividade contra a variante indiana após a segunda dose, contra 66% no caso da variante britânica.

“Estou cada vez mais confiante de que estamos no caminho certo, porque esses dados mostram que as vacinas, depois de duas doses, funcionam com a mesma eficácia”, disse Matt Hancock em entrevista.

O estudo foi feito entre os dias 5 de abril e 16 de maio e mediu o quanto cada vacina conseguiu reduzir os casos sintomáticos de Covid-19 por cada uma das variantes.

Dados publicados pela agência neste sábado mostraram que o número de novos casos de Covid-19 na Inglaterra aumentaram 10,5% nos sete dias precedentes a 22 de maio.

O primeiro-ministro Boris Johnson ordenou que seja acelerada a aplicação das segundas doses restantes em pessoas com mais de 50 anos e em pessoas com comorbidades.

Hancock afirmou que os novos dados da pesquisa reforçam como receber as duas doses da vacina é “absolutamente vital”.

Folha de S. Paulo