Agonia de Bolsonaro faz dólar subir e bolsa cair

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pei Fon/Zimel Press / Agência O Globo

O dólar operava em alta ante o real no início desta terça-feira, influenciado pela maior aversão ao risco no exterior. No cenário interno, os investidores devem continuar digerindo a apresentação da segunda fase da reforma tributária na falta de catalisadores que puxem os mercados.

Por volta de 10h30, a moeda americana era negociada a R$ 4,9426, alta de 0,28%. No mesmo horário, o Ibovespa tinha baixa de 0,25%, aos 127.114 pontos.

Os agentes de mercado ainda observam os efeitos da crise hídrica. Nesta segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque fez um pronunciamento no rádio e televisão, no qual pediu um uso “racional” de energia elétrica e minimizou a possibilidade de racionamento de energia, como o que ocorreu em 2001.

Nesta terça-feira, foi divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis. O índice desacelerou e subiu 0,60% em junho, depois de ter avançado 4,10% no mês anterior.

A valorização recente do real e a queda dos preços em dólar de commodities importantes aliviaram a inflação no atacado e se refletiram na taxa.

Outor número divulgado hoje foi o da arrecadação federal, que manteve o desempenho forte no mês de maio.

De acordo com a Receita Federal, a arrecadação de impostos e contribuições federais no mês passado somou R$ 142,1 bilhões, um aumento real de 69,88% na comparação com o mesmo mês de 2020, já descontada a inflação.

“Antecipamos uma abertura de viés neutro/positivo para ativos de risco locais, que apesar de esboçar uma recuperação na falta de novos catalisadores para realização devem seguir sem força para grandes valorizações”, escreveram analistas da Guide Investimentos, em nota matinal.

Entre as ações, as ordinárias da Petrobras (PETR3, com direito a voto) subiam 0,34% e as preferenciais (PETR4, sem direito a voto), 0,17%.

As ordinárias da Vale (VALE3) avançavam 0,74%.

No início do pregão, os bancos continuavam a exibir o sinal negativo visto nos pregões anteriores. As preferenciais do Itaú (ITUB4) e do Bradesco (BBDC4) cediam 0,53% e 0,56%, respectivamente.

As ordinárias do Banco do Brasil (BBAS3) tinham queda de 0,52%.

Na Europa, as bolsas operavam em alta, mesmo com as preocupações sobre os possíveis prejuízos da variante Delta para a retomada econômica. Por volta de 10h35, no horário de Brasília, a Bolsa de Londres avançava 0,56% e a de Frankfurt, 1,18%. O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, subia 0,62%.

As bolsas asiáticas fecharam em queda, mesmo com um desempenho positivo em Wall Street no dia anterior. O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, cedeu 0,81%. Em Hong Kong, a queda foi de 0,94% e, na China, de 0,92%.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf