Bolsonaro diz que Brasil está “alinhado com o mundo”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, o acordo de cooperação que oficializa a participação brasileira no Projeto Artemis. O programa da Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês) pretende levar a primeira mulher e o próximo homem à superfície da Lua em 2024, enquanto desenvolve as tecnologias e experiência para organizar uma missão humana a Marte.

“Uma boa imagem vale mais que um milhão de palavras. Temos aqui mais que uma boa imagem, temos um grande acordo”, exaltou Bolsonaro.

O Brasil é o único país da América Latina e o 12º no mundo a entrar para a lista de parceiros do projeto.

Para Bolsonaro, o ingresso na iniciativa demonstra que o país “está plenamente alinhado com o mundo”, a exemplo do amplo apoio recebido na votação que garantiu, na semana passada, um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O acordo “Programa Lunar Nasa Artemis” traz um conjunto de princípios, diretrizes e boas práticas para a cooperação internacional na exploração do espaço. As tratativas para a celebração foram coordenadas pelo titular do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes.

Segundo o MCTI, a participação no Artemis é mais um instrumento para trazer avanços ao Programa Espacial Brasileiro e usar a ciência, tecnologia e inovações para colocar o país entre as nações que dominam tecnologias aeroespaciais.

Valor Econômico