Bolsonaro pouco se reunia com o Pazuello ministro da Saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Mesmo com o avanço da pandemia da Covid-19 no Brasil, o general Eduardo Pazuello teve apenas 19 encontros oficiais com o presidente Jair Bolsonaro nos seis meses em que foi ministro da Saúde efetivo.

O número foi levantado pela coluna com base em documentos da agenda oficial de Pazuello enviados pelo Ministério da Saúde à CPI da Covid do Senado, aos quais o Metrópoles teve acesso.

Segundo os registros, a maioria desses encontros se deu durante reuniões reservadas com outros integrantes do governo ou em cerimônias públicas no Palácio do Planalto.

Um desses eventos foi a posse de Pazuello como ministro efetivo, em 16 de setembro de 2020, após quatro meses como interino. O general foi oficialmente exonerado em 23 de março de 2021.

Em todo esse período, os dados revelam que Bolsonaro teve, em média, 3,1 encontros a cada 30 dias com o ministro que estava no comando da política de combate à Covid-19 no Brasil.

Procurado, Pazuello não respondeu. O próprio general, porém, admitiu à CPI da Covid que se reuniu com o presidente da República “menos do que gostaria”, enquanto era ministro.

“Eu o via uma vez por semana, a cada duas semanas. Era o que a gente conseguia conversar. Realmente, se pudesse voltar atrás, teria ido mais vezes atrás do presidente para conversar com ele”, afirmou aos senadores.

Procurado oficialmente, o Palácio do Planalto não respondeu.

Metrópoles