Brasil amplia uso de vacina Pfizer

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ministério da Saúde

O Brasil recebeu nesta terça-feira (1) o sexto lote com 936 mil vacinas contra a Covid-19 da Pfizer. Os imunizantes chegaram no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e integram a primeira remessa do mês de junho.

A expectativa é que a farmacêutica Pfizer entregue 12 milhões de imunizantes contra a Covid-19 ainda este mês. Além do lote que chegou nesta terça-feira, a previsão é que mais 2,4 milhões de doses cheguem ao Brasil nesta semana.

De acordo com a representante da Pfizer no Brasil, a chegada das demais doses acontecerá nos próximos dias, sendo 936 mil imunizantes na quarta-feira (2) e 527 mil vacinas na quinta-feira (3).

A chegada dessas doses faz parte do acordo firmado no dia 19 de março, que contempla a entrega de 100 milhões de vacinas ao Brasil até o final do terceiro trimestre de 2021. Somadas aos lotes anteriores, mais de 5,8 milhões de doses terão sido entregues.

Segundo a farmacêutica, as vacinas que estão sendo enviadas ao Brasil vêm da fábrica da Pfizer de Kalamazoo, nos Estados Unidos.

A Pfizer enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma solicitação para ampliar a faixa etária de indicação da vacina produzida pela farmacêutica contra a Covid-19.

A empresa norte-americana visa incluir adolescentes de 12 anos ou mais na bula do imunizante registrado no Brasil. Atualmente, a vacina Comirnaty é autorizada para pessoas com 16 anos ou mais.

A Pfizer e BioNTech anunciaram um novo acordo com o Ministério da Saúde, em 14 de maio, firmando o fornecimento de 100 milhões de doses adicionais da vacina ComiRNAty. As entregas devem ocorrer no quarto trimestre de 2021. Ao longo de 2021, as empresas irão fornecer um total de 200 milhões de doses de vacina ao Brasil.

Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde manifestou-se, por meio das redes sociais, sobre a chegada dos imunizantes da farmacêutica norte-americana.

“O primeiro lote de vacinas #Covid19 da Pfizer, com 936 mil doses, desembarca hoje, por volta das 20h, no aeroporto de Viracopos (SP). A fabricante Pfizer deve entregar 12 milhões de imunizantes contra a Covid-19 ao Brasil em junho!”.

CNN Brasil