Câmara “convida” ministro da Justiça para explicar ataques a indígenas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou um convite para que o Ministro da Justiça, Anderson Torres, dê explicações sobre ações realizadas pela Fundação Nacional do Indio (FUNAI) contrárias à defesa dos próprios índios. A ida de Torres está prevista para acontecer entre os dias 5 e 9 de julho.

No requerimento apresentado por deputados federais do PT e da Rede, os parlamentares listam uma série deações promovidas pela Presidência da Funai que vão em sentido contrário à sua função constitucional de proteger o índio. Entre os fatos citados estão pedidos de investigação feitos pela própria autarquia contra lideranças indígenas, tratativas do governo federal para acelerar novas regras para demarcação de terras indígenas e tentativa de garimpeiros, com apoio de políticos, de impedir ação da PF em área indígena.

O pedido para que o ministro dê explicações sobre o tema foi apresentado pelos deputados Erika Kokay (PT-DF), Nilto Tatto (PT-SP), Professora Rosa Neide (PT-MT), Patrus Ananias (PT-MG), Joenia Wapichana (REDE-RR), Frei Anastacio Ribeiro (PT-PB), Helder Salomão (PT-ES) e Marcon (PT-RS).

O Globo