Caso Azeredo já caminha para 1/4 de século sem solução

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Os ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiram nesta terça-feira (29) enviar à Justiça Eleitoral um processo criminal que envolve o ex-governador de Minas Gerais e ex-senador Eduardo Azeredo.

Pela decisão, caberá à Justiça Eleitoral analisar se anula ou valida as decisões tomadas no processo, inclusive a condenação pela Justiça de Minas Gerais, instância à qual competia até então julgar o caso, no chamado mensalão tucano.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o mensalão tucano teria desviado ao menos R$ 3,5 milhões de empresas públicas para a campanha eleitoral de Azeredo, que concorria à reeleição ao governo do estado, em 1998.

A defesa argumentou inexistência de provas, mas Azeredo foi condenado em primeira instância em dezembro de 2015 e em segunda instância em agosto de 2017. Em maio do ano seguinte, foi preso

Os ministros da Segunda Turma do STF analisaram nesta terça-feira um recurso da defesa do ex-governador, que pedia a anulação da condenação, por peculato e lavagem de dinheiro.

Prevaleceu o voto do ministro Gilmar Mendes, acompanhado pelos dos ministros Nunes Marques e Ricardo Lewandowski.

Os ministros consideraram que prevalece a competência da Justiça Eleitoral no caso, mesmo que tenha havido prescrição no crime eleitoral, em relação ao qual há a conexão dos outros delitos.

“As regras constitucionais e legais aplicáveis reconhecem a inequívoca competência da justiça eleitoral para o processamento de crimes eleitorais conexos a crimes comuns”, afirmou o ministro Gilmar Mendes.

O ministro Edson Fachin abriu a divergência. Entendeu que o instrumento usado para discutir a questão, o recurso em habeas corpus, não era o adequado. E que o tema trazido no recurso não foi discutido em instâncias inferiores.

“Compreendo incabível o exame da matéria diretamente pelo Supremo Tribunal Federal, sob pena de flagrante supressão de instâncias”, afirmou.

Na primeira instância, Azeredo foi condenado, em dezembro de 2015, a 20 anos e 10 meses de prisão. Em agosto de 2017, 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais reduziu a pena em 9 meses – que passou, então, a ser de 20 anos e 1 mês de prisão.

À época, foi determinada ainda a execução provisória da pena —Azeredo chegou a ser preso em maio de 2018, mas foi solto em novembro de 2019, após mudança do entendimento do Supremo em relação à possibilidade de execução da pena após condenação em segunda instância

A defesa recorreu ao Superior Tribunal de Justiça para anular a sentença, mas teve o pedido negado. A Quinta Turma do tribunal, no entanto, decidiu reduzir a pena para 15 anos, 7 meses e 20 dias de prisão.

Ao Supremo, os advogados de Azeredo argumentaram que a Justiça estadual não é a instância competente para analisar o caso que, para eles, deveria ser enquadrado como caixa 2 e enviado para a Justiça Eleitoral. Em 2019, o Supremo fixou a competência da Justiça Eleitoral para analisar crimes relacionados à infrações eleitorais.

Os advogados pediram, ainda, que todos os atos praticados pela Justiça estadual sejam considerados nulos. Ainda segundo a defesa, processos envolvendo outros réus que tiveram origem na mesma investigação também foram anulados por declaração de incompetência da Justiça estadual.

No processo no STF, a Procuradoria-Geral da República opinou pela rejeição do pedido. Sustentou que a tese da defesa, de incompetência da Justiça estadual, não chegou a ser apresentada e discutida nas instâncias inferiores.

Além disso, argumentou, o Superior Tribunal de Justiça ainda não terminou de analisar um recurso da defesa contra a condenação. O Ministério Público também entende que não há natureza eleitoral nos crimes atribuídos a Azeredo.

G1

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf